Lenhos in situ de coníferas do Triássico Superior, em depósitos de canais fluviais da Formação Caturrita, Faxinal do Soturno, Rio Grande Do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/gaea.2016.91.03Resumo
Três novos registros de lenhos gimnospérmicos são descritos para níveis da Formação Caturrita. O material lenhoso foi identificado em uma exposição às margens do Rio Soturno, em Faxinal do Soturno, Rio Grande do Sul, em áreas a leste daquelas tradicionalmente conhecidas pela presença de lenhos petrificados no sul do Brasil (São Pedro do Sul e Mata). O interesse em seu estudo, além de ampliar o conhecimento sobre este tipo de fóssil no sul do Brasil, provém de sua ocorrência in situ em depósitos representativos de canais fluviais da Formação Caturrita para esse novo setor, e onde outras ocorrências similares foram recentemente identificadas. O estudo indica a preservação de formas relacionadas às coníferas Agathoxylon africanum (Bamford) Kurzawe e Merlotti, Megaporoxylon kaokense Kräusel e Chapmanoxylon sp. cf. C. jamuriense Pant e Singh, com amplo registro no Permiano de outras localidades do Gondwana (Namíbia, América do Sul e Índia), e de mais rara ocorrência no Triássico. As relações faciológicas e estratigráficas dos níveis estudados para o Brasil sugerem uma idade no final do Triássico e seu crescimento em um contexto de rios de baixa sinuosidade e corpos lacustres associados, sob um clima sujeito a estações periódicas de seca.
Palavras-chave: lenhos, Agathoxylon, Megaporoxylon, Chapmanoxylon, Triássico Superior, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.