Novos registros e aspectos paleoambientais dos icnofósseis da Formação Pimenteira, Devoniano da Bacia do Parnaíba, Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/gaea.2012.81.05Resumo
Tipos inéditos de icnofósseis são aqui comunicados para as camadas arenopelíticas da Formação Pimenteira a partir da prospecção de novas exposições. A análise permitiu ainda o reconhecimento, pela primeira vez, do icnogênero Protovirgularia Gumbel em níveis desta unidade. Foram identificadas oito novas icnoespécies: Bergaueria cf. B. prantli, Lockeia siliquaria, Protopalaeodictyon spinata, Protovirgularia aff. P. rugosa, Protovirgularia dichotoma, Rusophycus biloba, Scolicia prisca e Skolithos linearis. No conjunto, enquadram-se nas icnofácies Cruziana e Zoophycos,sugerindo um paleoambiente marinho, variando entre uma zona de plataforma rasa e a de planícies de maré de baixa energia.
Palavras-chave: icnofósseis, Protovirgularia, Formação Pimenteira, Devoniano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.