Novas informações sobre a musculatura escapular de Saturnalia tupiniquim (Dinosauria, Saurischia)
DOI:
https://doi.org/10.4013/gaea.2012.81.01Resumo
Uma nova feição é identificada na escápula-coracóide do dinossauro basal Saturnalia tupiniquim, a partir da análise de um dos materiais componentes do parátipo. Nesse elemento, foi registrada uma fossa rasa sobre a porção medial da lâmina escapular, interpretada aqui como a origem escapular do músculo triceps longus caudalis. A confi rmação de sua presença sugere que S. tupiniquim possuía três cabeças de origem para os músculos que compõem o tríceps: triceps longus caudalis e cranialis, e triceps brevis cranialis, condição que o aproxima mais dos lepidossauros e dos crocodilianos do que das aves. É importante salientar, contudo, que somente a análise de novos materiais e de lâminas escapulares de outros dinossauros basais permitirá confirmar se esse caráter foi comum à linhagem de dinossauros, ou se representa uma autapomorfi a em S. tupiniquim.
Palavras-chave: Saturnalia tupiniquim, Dinosauria, lâmina escapular, tríceps, Triássico Superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.