New Neuroptera from Crato Formation, Lower Cretaceous, Araripe Basin, Northeast Brazil
Resumo
A família Nymphidae Brauer é registrada pela primeira vez para os calcários laminados do Membro |Nova Olinda, unidade inferior da Formação Crato, Bacia do Araripe, Cretáceo Inferior do nordeste do Brasil. Os seguintes taxa novos são propostos: Olyndanymphes makarkini n. gen. et n. sp. e Santananymphes ponomarenkoi n. gen. et n. sp. e, adicionalmente, é ilustrado um novo material de Cratoneura dividens Martins-Neto (Araripeneuridae). A relação filogenética entre os novos taxa propostos e outras formas de neurópteros já conhecidos para a Formação Crato é discutida.
Palavras-chave: insetos fósseis, Neuroptera, Nymphidae, Araripeneuridae, Cretáceo Inferior, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.