Comparação tafonômica entre duas concentrações fossilíferas (shell beds) da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/5560Resumo
As características tafonômicas nas assembléias fósseis são condicionadas pelo ambiente deposicional em que os restos foram preservados. São aqui testados dentro desta ótica os depósitos de bioclastos compostos por moluscos marinhos em duas concentrações fossilíferas (shell beds) distintas, presentes nas áreas do sul da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, uma delas conhecida como “concheiros”, e situada na atual área de praia, e outra identificada no Passo da Lagoa, a sul da margem da lagoa Mangueira, mais interiorizada e mais elevada, ambas distando entre si, cerca de 6 km. Os fósseis foram analisados e comparados quanto a sua integridade física, abrasão, bioerosão, dissolução e quanto a sua composição taxonômica, que inclui as formas de icnofósseis responsáveis pelos processos de bioerosão. As similaridades tafonômicas observadas sugerem que estes depósitos foram originados em uma dinâmica costeira similar e em ambiente praial e estão relacionados às oscilações eustáticas ocorridas durante o final do Pleistoceno e Holoceno na região. Este estudo representa a primeira abordagem tafonômica sistemática envolvendo os bioclastos provenientes destes importantes depósitos que marcam a porção sul da PCRS.
Palavras-chave: tafonomia, tafofácies, shell beds, Icnofácies Entobia, Planície Costeira do Rio Grande do Sul.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.