Grãos de pólen e esporos do Vale do Rio Caí, nordeste do Rio Grande do Sul, Brasil: descrições morfológicas e implicações paleoecológicas
DOI:
https://doi.org/10.4013/5067Resumo
A análise de formas atuais de grãos de pólen e esporos e sua posterior organização em uma coleção de referência foram realizadas com as espécies mais comuns de plantas do Vale do Rio Caí, sul do Brasil. Este procedimento objetiva o conhecimento dos aspectos morfológicos desses materiais, para facilitar as comparações com grãos dispersos em sedimentos do final do Cenozoico e propiciar reconstituições paleoecológicas e paleoclimáticas. Os grãos de pólen foram selecionados entre os que melhor representam as distintas formações vegetacionais presentes, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual e Estepe (Campos) e receberam tratamento prévio com o método de acetólise. São apresentadas as medidas, a descrição e a ilustração das 93 formas identificadas, das quais 63 são inéditas para o Estado do Rio Grande do Sul, atestando a carência de dados e estudos polínicos regionais.
Palavras-chave: pólen, esporos, Quaternário, Vale do Rio Caí, sul do Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.