Levantamento planialtimétrico no plano topográfico local: estudo comparativo dos resultados obtidos a partir de métodos geodésicos e topográficos
DOI:
https://doi.org/10.4013/5063Resumo
O surgimento da geodésia por satélites revolucionou os levantamentos geodésicos. No entanto, a transformação dos resultados daí advindos para o plano topográfico local apresenta problemas operacionais. Um método, no qual se aplicam translações e rotações ao sistema cartesiano ortogonal tridimensional para transformá-lo em um sistema de coordenadas terrestre geodésico local, pode ser empregado e permitir resultados precisos, com exatidão compatível à aplicação. O objetivo deste trabalho foi obter um modelo digital de terreno (MDT) a partir da coleta de coordenadas de pontos com o sistema GPS, no método rápido estático, e transformá-las em coordenadas locais, comparando com o modelo obtido a partir das coordenadas determinadas por taqueometria eletrônica. Receptores GPS de dupla frequência e uma estação total foram usados nos levantamentos. O estudo comparativo foi executado em uma área na cidade de Santa Maria, Brasil. Os resultados das coordenadas locais, a partir das coordenadas GPS, foi compatível com plantas da Classe B e C, na escala de 1:1.000 ou menores, e com curvas de nível com equidistância de um metro conforme o estabelecido pelo Decreto 89.817/84, ou a escala 1:2.500, com curvas de nível espaçadas de metro e meio, quando referidas as especificações do NSSDA.
Palavras-chave: coordenadas geodésicas, coordenadas locais, plano topográfico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.