Primeira ocorrência dos gêneros Ellisonia, Gondolella e Ubinates (Conodonts) para a Formação Itaituba, Pensilvaniano da Bacia do Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/4694Resumo
Formas inéditas de conodontes dos gêneros Ellisonia, Gondolella e Ubinates são descritas para a Bacia do Amazonas, Brasil. O material amostrado é proveniente de dois afl oramentos junto ao Rio Tapajós e de uma pedreira de calcário, cujos níveis foram atribuídos à Formação Itaituba, Pensilvaniano da Bacia do Amazonas. As formas de conodontes descritas são indicadores paleoambientais de profundidade da lâmina de água, salinidade e energia do ambiente e apresentam relevância bioestratigráfi ca mundial, principalmente entre o fi nal do Carbonífero e Triássico. No material analisado, esses conodontes são representados por elementos M e S, associados a elementos plataformados dos gêneros Idiognathodus, Idiognathoides, Neognathodus, Adetognathus, Hindeodus e Diplognathodus.
Palavras-chave: conodontes, Bacia do Amazonas, Formação Itaituba, pensilvaniano.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.