Discussões sobre a presença do gênero aeolosaurus powell 1987 (dinosauria, titanosauria) no cretáceo superior do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/4522Resumo
O registro de titanossauros no Cretáceo do Brasil, associado ao gênero patagônico Aeolosaurus Powell (Dinosauria, Sauropoda, Titanosauria), é discutido. A natureza fragmentária e isolada de muitos dos materiais estudados e o conhecimento ainda incipiente da real diversidade e das relações filogenéticas dos titanossauros brasileiros tem gerado incertezas nas afinidades taxonômicas propostas. A revisão dos espécimes brasileiros atribuídos a Aeolosaurus sugere que não há caracteres para sustentar a ocorrência deste gênero patagônico no Cretáceo do Brasil. A constatação de que estes materiais isolados e fragmentários foram inadequadamente reconhecidos em suas relações alerta para a necessidade de procedimentos taxonômicos mais adequados. Para tanto, identificações bem fundamentadas, por exemplo, na presença de apomorfias, é indispensável para a correta designação taxonômica, e as consequentes inferências paleobiogeográficas, paleobiostratigráficas e no estabelecimento de biócronos.
Palavras-chave: Titanosauria, Aeolosaurini, Aeolosaurus, Cretáceo Superior, Grupo Bauru, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.