Fauna de coleoptera do triássico do sul da américa: variação morfométrica dos élitros, paleobiogeografia e inferências filogenéticas.
DOI:
https://doi.org/10.4013/4520Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão da coleopterofauna sul-americana e, a partir daí, algumas propostas sobre sua evolução e idade. O principal objetivo é fornecer novas ferramentas para o estudo de élitros de coleópteros fósseis, através de seus caracteres morfológicos, do registro em níveis do Triássico Superior do sul da América do Sul, e de seus episódios de especiação. Um cladograma de área e um possível esquema filogenético são apresentados, bem como sugerida a correlação de sua ocorrência nas diferentes bacias.
Palavras-chave: Triássico, Coleóptera, Paleobiogeografi a, Filogenia, América do Sul, Morfometria.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.