Ativismo feminista online: análise das estratégias discursivas da hashtag #primeiroassédio
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.09Resumo
O presente estudo consiste em uma análise das estratégias discursivas em torno da hashtag #PrimeiroAssedio, que se consolidou como uma campanha para debate sobre o assédio nas redes sociais pelo blog feminista Think Olga. O objetivo é compreender através de quais dessas estratégias a campanha se espalhou na internet e tornou-se um ato de ativismo discursivo. Para isso, foram coletados 213 tweets, em 2015, feitos até um mês após o lançamento da campanha e analisados segundo seu conteúdo. A análise revelou que o incentivo aos relatos de si e o formato de hashtag foram as principais estratégias da campanha, além de um ponto de partida para outros debates e interações, que ajudaram a consolidar o debate enquanto ativismo digital, apesar de seu desenrolar espontâneo em um ambiente de disputa de repertórios.
Palavras-chave: Ação conectiva. Ativismo digital. Hashtag feminista.
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