Ativismo feminista online: análise das estratégias discursivas da hashtag #primeiroassédio

Autores

  • Érica Anita Baptista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maiara Garcia Orlandini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriela Carraro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.09

Resumo

O presente estudo consiste em uma análise das estratégias discursivas em torno da hashtag #PrimeiroAssedio, que se consolidou como uma campanha para debate sobre o assédio nas redes sociais pelo blog feminista Think Olga. O objetivo é compreender através de quais dessas estratégias a campanha se espalhou na internet e tornou-se um ato de ativismo discursivo. Para isso, foram coletados 213 tweets, em 2015, feitos até um mês após o lançamento da campanha e analisados segundo seu conteúdo. A análise revelou que o incentivo aos relatos de si e o formato de hashtag foram as principais estratégias da campanha, além de um ponto de partida para outros debates e interações, que ajudaram a consolidar o debate enquanto ativismo digital, apesar de seu desenrolar espontâneo em um ambiente de disputa de repertórios.

Palavras-chave: Ação conectiva. Ativismo digital. Hashtag feminista.

Biografia do Autor

Érica Anita Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Comunicação Social na mesma instituição. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG) e ao Grupo Opinião Pública (UFMG).

Maiara Garcia Orlandini, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista e doutoranda em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG).

Gabriela Carraro, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres