Examinar, prever e prescrever comportamentos: como atuam os “algoritmos de engajamento” no Globoplay

Autores

  • Ivan Satuf Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.03

Resumo

A crescente influência de algoritmos e plataformas digitais nos processos comunicacionais tem merecido especial atenção da comunidade acadêmica. Contudo, o algoritmo é quase sempre tratado como um mecanismo impenetrável, limitando as pesquisas. Este artigo abre algumas destas “caixas-pretas” ao investigar a estrutura dos “algoritmos de engajamento” do Globoplay. A exploração se baseia em recentes artigos científicos publicados por desenvolvedores da plataforma de streaming de vídeo. Nestes artigos, as operações são descritas e justificadas por especialistas que efetivamente criam os códigos, evidenciando de que forma o pensamento computacional lida com noções sociais. O objetivo central é compreender como os programadores traduzem o polissêmico conceito de “engajamento” para o interior de algoritmos que buscam examinar, prever e prescrever os comportamentos de usuários da plataforma.

Palavras-chave: Algoritmo. Plataformização. Streaming de vídeo. Engajamento. Globoplay.

Biografia do Autor

Ivan Satuf, Universidade Federal do Cariri

Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) na área de convergência de mídias. Doutor em Ciências da Comunicação (UBI/Portugal).

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Publicado

2020-11-18