Entre texto e foto: estratégias sensíveis na tessitura narrativa de Bru Rovira
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.13Resumo
Este artigo se dedica a investigar o trabalho jornalístico do repórter catalão Bru Rovira, de modo a evidenciar as estratégias sensíveis que, sob uma mirada dialógica-afetiva (Buber, 1979; Medina, 2006), atravessam sua dinâmica narrativa e atrelam sua escritura e registros fotográficos. Especificamente, analisa-se o conjunto texto-fotografia que compõe as reportagens de Rovira (2006) sobre Libéria e Ruanda, no período pós-Guerra-Fria, com o objetivo de refletir sobre a experiência de intersubjetividade mobilizada nessas tessituras e de assinalar como a imagem midiática, tal qual a peça textual, pode configurar-se em instância de encontro com o Outro.
Palavras-chave: Narrativa jornalística. Fotojornalismo. África. Bru Rovira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.