O jornalismo refém do algoritmo do Facebook: desafios regulatórios para a circulação de notícias numa sociedade de plataformas

Autores

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Renata Fraga Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.11

Resumo

Este artigo parte da tensão entre o Facebook e organizações jornalísticas em torno dos espaços de circulação on-line do jornalismo para propor novos arranjos regulatórios, abrangendo maior liberdade do público na gestão de conteúdo, transparência da norma algorítmica, aprimoramento da proteção de dados pessoais e valorização das práticas jornalísticas na plataforma. O texto recorre a uma revisão bibliográfica nos campos de economia da mídia e economia política da comunicação, a entrevistas realizadas pelos autores com editores da BBC News Brasil e a análise documental para discutir as implicações da mudança no algoritmo do Facebook ocorrida em 2018, que reduziu a visibilidade do jornalismo produzido por grupos de mídia de referência, pondo em xeque a diversidade de vozes e a qualidade da informação oferecida num ecossistema midiático de crescente conectividade.

Palavras-chave: jornalismo. Facebook. algoritmos. economia da mídia. economia política da comunicação.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ), doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição.

Renata Fraga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ) e jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres