Subterrâneos do horror e da tecnologia enquanto experiência em Amizade Desfeita 2 – Dark Web

Autores

  • Ana Maria Acker Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Juliana Cristina Borges Monteiro Universidade Anhembi Morumbi - UAM

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.06

Resumo

A proposta investiga características de estilo, peculiaridades narrativas e de experiência com o desconhecido no subgênero desktop horror, filmes por interface de computador ou múltiplas telas. Amizade Desfeita 2 – Dark Web (2018), de Stephen Susco, é a produção para a análise da fruição estética e seus desdobramentos tecnológicos. Destacando-se pela relação performática entre os personagens, o longa-metragem distingue-se pela simulação do espaço hipermediado da web ao mesmo tempo em que a abordagem da apropriação criminosa da internet se aproxima das reflexões contemporâneas sobre a escuridão no horror e os limites do pensamento.

Palavras-chave: Horror. Cinema. Tecnologia.

Biografia do Autor

Ana Maria Acker, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e mestre pela mesma instituição. Professora do curso de Jornalismo e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, especialista em Cinema e graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Como jornalista, atuou em rádio, assessoria de comunicação, web e televisão. Realiza pesquisa sobre o gênero horror, experiência estética e tecnologia. Possui interesse também nos seguintes temas: cinema brasileiro, audiovisual e educação e jornalismo digital. É autora do livro Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro, lançado em 2018 pela Editora Appris.

Juliana Cristina Borges Monteiro, Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Formada em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2016) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM - 2018). Pesquisa principalmente os seguintes temas: found footage, horror, cinema dispositivo e teoria do cinema. Defendeu a dissertação "Aventuras do dispositivo no ambiente online: uma análise do filme Amizade Desfeita", realizada com apoio da FAPESP. Atualmente, é professora dos cursos de Cinema e de Rádio, Televisão e Internet da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

2020-08-22

Edição

Seção

Dossiê