Formas do cronotopo do realismo fantástico nas telenovelas de Dias Gomes e suas zonas de contato com o presente histórico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.10Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo é analisar, a exemplo do estudo das formas do ‘cronotopo’ empreendido por M. Bakhtin (1993; 2006), a produção de sentidos de quatro telenovelas representantes do realismo fantástico de Dias Gomes (O Bem Amado, Saramandaia, Roque Santeiro, O Fim do Mundo). A preocupação central, a exemplo de Bakhtin, é a de perceber como se articulam na ficção as categorias de tempo-espaço (ficcionais e históricas) e a imagem dos variados tipos de cidadãos brasileiros ali representados, de forma a consolidar para além de seu tempo histórico de produção, as narrativas e conflitos que emergem a partir dessa articulação. Supomos a existência das seguintes formas cronotópicas: Cronotopo do AI-5 (O Bem Amado e Saramandaia); Cronotopo das “Diretas Já” (Roque Santeiro) e Cronotopo da “Nova Ordem Mundial” (O Fim do Mundo).
Palavras-chave: Comunicação. Telenovela brasileira. Dias Gomes. Dialogismo. Cronotopo.
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