Plataformização

Autores

  • Thomas Poell University of Amsterdam
  • David Nieborg University of Toronto, Canadá.
  • José van Dijck Utrecht University

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01

Resumo

Este artigo contextualiza, define e operacionaliza o conceito de plataformização. A partir de insights vindos de diferentes perspectivas acadêmicas sobre plataformas – estudos de software, economia política crítica, estudos de negócios e estudos culturais – desenvolvemos uma abordagem compreensiva em relação a esse processo. A plataformização é definida como a penetração de infraestruturas, processos econômicos e estruturas governamentais das plataformas digitais em diferentes setores econômicos e esferas da vida. Ela também envolve a reorganização de práticas e imaginários culturais em torno dessas plataformas. A partir do exemplo de app stores, mostramos como essa definição pode ser empregada em pesquisas empíricas.

Palavras-chave: Plataformas. Plataformização. Dataficação. Mercados multilaterais. Economia política. Governança.

Biografia do Autor

Thomas Poell, University of Amsterdam

Professor de Novas Mídias e Cultura Digital da University of Amsterdam

David Nieborg, University of Toronto, Canadá.

Professor de Estudos de Mídia da University of Toronto, Canadá.

José van Dijck, Utrecht University

Professor da Utrecht University

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Publicado

2020-04-04

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres