Jornalismo internacional no Brasil: um estudo comparativo entre a cobertura noticiosa da editoria mundo dos portais Folha de S. Paulo e O Globo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.10Resumo
Este trabalho tem por objetivo identificar como é feita a cobertura da editoria “mundo” de dois portais de notícia brasileiros – O Globo e Folha de S. Paulo. Nos interessa compreender se os países da América Latina são representados nessas editorias ou se o espaço é destinado para nações como Estados Unidos e alguns países europeus. A partir da literatura, partimos de duas hipóteses: que os EUA são o país que mais aparece na cobertura dos dois portais; e que países latino-americanos aparecem pouco, mesmo em se tratando da cobertura de portais brasileiros, que fazem parte da América Latina. Para atingir os objetivos propostos, empregamos a análise de conteúdo quantitativa, que auxiliou no estudo comparativo e também na identificação de padrões e diferenças contidas na cobertura dos portais. O período de análise compreendeu os meses de abril a julho de 2018, e os resultados indicam que os portais apresentam perfis semelhantes de cobertura noticiosa. Entretanto, países da América Latina estão presentes nos dois veículos, embora de modo muito diferente das nações consideradas desenvolvidas.
Palavras-chave: Portais noticiosos. Jornalismo internacional. América Latina. Análise comparativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.