O real como impossibilidade do objeto da comunicação: uma articulação com a semiótica lacaniana

Autores

  • José Isaías Venera Universidade da Região de Joinville (Univille) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.04

Resumo

O presente artigo pretende problematizar o objeto da comunicação com base na semiótica lacaniana. Discute-se o campo da Comunicação e a dificuldade em definir seu objeto. O estudo tem como pressuposto a teoria de Jacques Lacan sobre a noção signo, na qual remonta ao linguista Ferdinand de Saussure. Com destaque para o significante, o sentido é sempre polissêmico, como se fosse impulsionado por uma força que não se deixa simbolizar – o real. Como hipótese tem-se que o campo da comunicação é marcado por um encontro com o real, sendo este o que o mobiliza incessantemente à prática comunicacional. Nesse sentido, reforça-se a tese de que o objeto da comunicação é o laço social, decorrido do sentido engendrado na cadeia significante. Assim, procura-se mostrar, neste estudo teórico, que a impossibilidade de definir o objeto da comunicação é, também, a potência do campo.

Palavras-chave: Linguagem. Epistemologia. Objeto da comunicação. Semiótica lacaniana.

Biografia do Autor

José Isaías Venera, Universidade da Região de Joinville (Univille) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Doutor em Ciências da Linguagem pela Unisul, Jornalista, professor dos cursos de Comunicação da Univille e Univali.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres