Proximidade no telejornalismo local e regional: uma proposta de sistematização
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.10Resumo
Pesquisas que lidam com o telejornalismo local e regional recorrem à proximidade como forma de compreender e justificar o serviço de comunicação prestado pelos veículos, geralmente com vistas às estratégias praticadas para se tornarem mais próximos do território onde estão inseridos. Através de revisão de literatura, esse trabalho faz um levantamento sobre os estudos que envolvem a proximidade na mídia televisiva regional e local propondo formas de enxergá-la através do telejornal, da audiência, do território e dos formatos empregados pelos noticiários. Uma análise em 165 vídeos de quatro programas informativos exibidos na hora do almoço, conhecidos como “Praça 1”, de afiliadas da Rede Globo do interior de Minas Gerais demonstrou que a criação de quadros específicos e de canais de colaboração tem se tornado frequentes como estratégias de proximidade, mas não é possível afirmar que tais recursos tem contribuído para o aumento da qualidade da informação.
Palavras-chave: Telejornalismo. Local. MGTV.
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