Jovens pecadores: culpa, punição e a moral cristã no cinema slasher
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.06Resumo
O presente artigo discute a moral cristã no cinema slasher, partindo do pressuposto de que essa moral se manifesta como ethicidade das narrativas cinematográficas através da temática da culpa e da punição. A discussão parte do trabalho crítico de Nietzsche e Bataille, além de traçar um breve histórico a respeito da influência da moral cristã em obras de arte que se utilizam da nudez e do erotismo. A análise dos objetos, os filmes Halloween – A Noite do Terror (John Carpenter, 1978); Sexta-Feira 13 (Sean Cunningham, 1982) e A Hora do Pesadelo (Wes Craven, 1984), é feita a partir da metodologia das molduras de Kilpp (2003) e permite a exemplificação da relação entre a exploração da sexualidade juvenil e a sua subsequente condenação por parte das personagens assassinas.
Palavras-chave: Cinema Slasher. Culpa. Moral. Sexo. Nudez.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.