Conceituações e linguagem do branded content no contexto de reconfiguração da comunicação mercadológica

Autores

  • Fernanda Ferreira de Abreu Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Daniele de Castro Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.211.11

Resumo

Na contemporaneidade, a comunicação mercadológica se reconfigura na medida em que fica cada vez mais difícil capturar a atenção e envolver o consumidor. Este trabalho trata especificamente do branded content, partindo do objetivo de analisar suas conceituações, tendo em vista os enfoques acadêmico e mercadológico nos âmbitos nacional e internacional. Diante das dificuldades encontradas para se definir branded content, tem-se também por objetivo propor uma definição e identificar as características que compõem a linguagem desta prática relativamente recente. A proposta tem por base a dissertação de mestrado de uma das autoras (Castro Alves, 2017) – na qual se utiliza a metodologia de análise de conteúdo –, complementando-a, neste artigo, com exemplos de casos premiados no Lions Entertainment do Festival Cannes.

Palavras-chave: Branded content. Entretenimento. Comunicação mercadológica. Publicidade.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social (GCO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFF). Integrante do Grupo de Pesquisa ReC: Retórica do Consumo (UFF/CNPq). 

Daniele de Castro Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Comunicação (UERJ). Mestre em Comunicação (UERJ). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa ReC: Retórica do Consumo (UFF/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-05-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres