Conceituações e linguagem do branded content no contexto de reconfiguração da comunicação mercadológica
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.211.11Resumo
Na contemporaneidade, a comunicação mercadológica se reconfigura na medida em que fica cada vez mais difícil capturar a atenção e envolver o consumidor. Este trabalho trata especificamente do branded content, partindo do objetivo de analisar suas conceituações, tendo em vista os enfoques acadêmico e mercadológico nos âmbitos nacional e internacional. Diante das dificuldades encontradas para se definir branded content, tem-se também por objetivo propor uma definição e identificar as características que compõem a linguagem desta prática relativamente recente. A proposta tem por base a dissertação de mestrado de uma das autoras (Castro Alves, 2017) – na qual se utiliza a metodologia de análise de conteúdo –, complementando-a, neste artigo, com exemplos de casos premiados no Lions Entertainment do Festival Cannes.
Palavras-chave: Branded content. Entretenimento. Comunicação mercadológica. Publicidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.