Carrossel 2: apropriações da Jornada do Escritor pelo filme do SBT

Autores

  • João Paulo Hergesel Universidade de Sorocaba.
  • Rogério Ferraraz Universidade Anhembi Morumbi.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.211.09

Resumo

Dirigido por Mauricio Eça, Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina (2016) dá continuidade a Carrossel, O Filme (2015), por sua vez derivado da telenovela Carrossel (2012-2013). O enredo consiste na vingança dos vilões do primeiro longa-metragem: eles saem da cadeia e sequestram Maria Joaquina, criando charadas e provas físicas que as crianças devem realizar para conseguirem o resgate da colega de classe. Com o objetivo de analisar as apropriações da Jornada do Escritor, de Christopher Vogler, pela respectiva obra, este trabalho é mais uma parte dos estudos iniciados para entender a consistência dessa macronarrativa e seu consequente impacto no cenário cultural brasileiro.

Palavras-chave: Audiovisual. Cinema. Narrativa. Estilo. SBT.

Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Universidade de Sorocaba.

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Doutor em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Contato: jp_hergesel@hotmail.com.

Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi.

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Multimeios (Unicamp) e graduado em Jornalismo (UNESP-Bauru). Foi pesquisador visitante na UCLA Los Angeles, com bolsa de doutorado-sanduíche (Capes). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Contato: rferraraz@anhembi.br.

Downloads

Publicado

2019-04-23

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres