Carrossel 2: apropriações da Jornada do Escritor pelo filme do SBT
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.211.09Resumo
Dirigido por Mauricio Eça, Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina (2016) dá continuidade a Carrossel, O Filme (2015), por sua vez derivado da telenovela Carrossel (2012-2013). O enredo consiste na vingança dos vilões do primeiro longa-metragem: eles saem da cadeia e sequestram Maria Joaquina, criando charadas e provas físicas que as crianças devem realizar para conseguirem o resgate da colega de classe. Com o objetivo de analisar as apropriações da Jornada do Escritor, de Christopher Vogler, pela respectiva obra, este trabalho é mais uma parte dos estudos iniciados para entender a consistência dessa macronarrativa e seu consequente impacto no cenário cultural brasileiro.
Palavras-chave: Audiovisual. Cinema. Narrativa. Estilo. SBT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.