“Clarice Lispector para meninas e meninos”: as relações de gênero expressas no livro infantil da Coleção Antiprincesas em análise pelo viés tridimensional do discurso

Autores

  • Juliana Petermann Universidade Federal de Santa Maria.
  • Desireè Ribas Fumagalli Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.211.08

Resumo

Neste artigo, nos dedicamos a compreender as estratégias discursivas de abordagem de gênero no livro da Coleção Antiprincesas intitulado “Clarice Lispector para meninas e meninos”. A partir desta obra, buscamos mapear a relação existente entre as estratégias discursivas e a nova proposta de abordagem de gênero expressa no livro. A perspectiva de gênero que ampara as discussões propostas por esta pesquisa parte da concepção pós-estruturalista atrelada à história do movimento feminista contemporâneo, que compreende o gênero a partir de um viés relacional, e neste estudo é abordado especialmente com base em Louro (2008) e Butler (2003). O enfoque metodológico que ampara essa discussão consiste na Análise Crítica do Discurso estruturada por Norman Fairclough (2001), já que, esse delineamento permite vincular o discurso com as relações de poder e ideologia. Como resultado, destacamos rupturas no que se refere às performances de gênero desempenhadas por Clarice Lispector no livro infantil, no qual é possível observar o esforço em estabelecer relações entre o texto e o contexto, por meio de estratégias discursivas de aproximação com a realidade. A obra oferece diferentes possibilidades de representação ao apresentar uma antiescritora, com uma vida inquieta, repleta de situações de inconformação e transformação, que não seguem o padrão de uma matriz hegemônica.

Palavras-chave: Gênero. Livro infantil. Antiprincesa. Discurso.

Biografia do Autor

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

Desireè Ribas Fumagalli, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2019-01-17

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres