“Clarice Lispector para meninas e meninos”: as relações de gênero expressas no livro infantil da Coleção Antiprincesas em análise pelo viés tridimensional do discurso
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.211.08Resumo
Neste artigo, nos dedicamos a compreender as estratégias discursivas de abordagem de gênero no livro da Coleção Antiprincesas intitulado “Clarice Lispector para meninas e meninos”. A partir desta obra, buscamos mapear a relação existente entre as estratégias discursivas e a nova proposta de abordagem de gênero expressa no livro. A perspectiva de gênero que ampara as discussões propostas por esta pesquisa parte da concepção pós-estruturalista atrelada à história do movimento feminista contemporâneo, que compreende o gênero a partir de um viés relacional, e neste estudo é abordado especialmente com base em Louro (2008) e Butler (2003). O enfoque metodológico que ampara essa discussão consiste na Análise Crítica do Discurso estruturada por Norman Fairclough (2001), já que, esse delineamento permite vincular o discurso com as relações de poder e ideologia. Como resultado, destacamos rupturas no que se refere às performances de gênero desempenhadas por Clarice Lispector no livro infantil, no qual é possível observar o esforço em estabelecer relações entre o texto e o contexto, por meio de estratégias discursivas de aproximação com a realidade. A obra oferece diferentes possibilidades de representação ao apresentar uma antiescritora, com uma vida inquieta, repleta de situações de inconformação e transformação, que não seguem o padrão de uma matriz hegemônica.
Palavras-chave: Gênero. Livro infantil. Antiprincesa. Discurso.
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