A controvérsia reiterativa: cores em disputa nos ciberacontecimentos do vestido e do sapato
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.11Resumo
Este artigo tem a intenção de compreender como se constituem as controvérsias em torno do vestido azul e preto ou branco e dourado e a do sapato azul e cinza ou rosa e branco, a partir da discussão científica sobre o problema e conversações em rede centralizadas nas publicações do BuzzFeed, actante propulsor de ambas. A confusão dessas combinações de cores é oriunda de um dilema nascido do mal-estar na filosofia e na ciência acerca da própria natureza das cores. Tal mal-estar se solidifica em uma caixa preta, conceito de Bruno Latour, uma espécie de estabilidade ilusória e provisória, atualizada periodicamente. Entendendo essas controvérsias na proposta do ciberacontecimento, de Ronaldo Henn, vislumbra-se uma categorização das conversações, na qual se percebe uma acirrada disputa entre as combinações de cores e tentativas de explicação acionadas pelo uso de tecnologias.
Palavras-chave: cores, ciberacontecimento, teoria ator-rede.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.