Entre criadores e criaturas: uma investigação sobre a relação dos memes de internet com o direito autoral
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.09Resumo
Este artigo investiga a produção de memes autorais brasileiros em mídias sociais. Os memes são desenvolvidos por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, e alcançam ampla circulação no contexto da internet, caracterizando o que alguns autores denominam de “spoof”. A partir de uma compreensão dos memes como gênero midiático, calcado em uma dinâmica de reapropriações, o objetivo deste trabalho é avaliar como a produção de peças dessa natureza, como paródias ou montagens, impacta na relação entre internautas e a autoria. Para conduzir a discussão, realizamos uma série de entrevistas qualitativas junto a administradores de páginas de memes no Facebook. Os resultados apontam para uma leitura de que os memes acrescentam uma camada de mediação à compreensão tradicional do direito autoral, tornando a produção de sentido mais complexa e sofisticada.
Palavras-chave: memes, direito autoral, mídias sociais e propriedade intelectual, cultura spoof.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.