A emergência do homem consumidor na imprensa: articulações históricas entre as políticas de gênero e de consumo no jornalismo brasileiro

Autores

  • Eliza Bachega Casadei ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.03

Resumo

A partir do pressuposto de que o consumo foi, historicamente, tratado pela imprensa brasileira como uma questão tipicamente feminina ao longo da maior parte do século XX, o objetivo do presente artigo é analisar alguns dos aspectos históricos que demarcam a construção do consumidor-homem na imprensa brasileira. Em outros termos, o objetivo é mapear alguns dos aspectos discursivos a partir dos quais se desenvolveu a ideia do homem consumidor no jornalismo brasileiro, em sua relação diferencial com a representação estereotípica do consumo feminino. Para isso, foi feita uma busca por palavras-chave no Acervo Digital de Periódicos da Biblioteca Nacional de textos que correlacionassem os termos “homem” e “compras” e aplicada a metodologia de Análise Crítica do Discurso. A partir dos dados obtidos, foi possível inferir que a construção discursiva do homem consumidor na imprensa passou por fases representacionais historicamente demarcadas que mostram os imbricamentos entre as práticas representacionais e as políticas sexuais que urdem questões de gênero às de consumo.

Palavras-chave: comunicação, consumo, jornalismo, masculinidades, história.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, ESPM-SP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Professor associado do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Email: elizacasadei@yahoo.com.br .

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres