Rezando pelo smartphone: reconfigurações de práticas religiosas em um grupo de oração católico pelo WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.202.07Resumo
O texto discute transformações da experiência religiosa na sociedade em vias de midiatização (Gomes, 2016; Martino, 2016) a partir de um estudo de caso (Braga, 2008) em que se investiga um grupo de WhatsApp criado por fiéis católicos com o intuito de fazerem orações. A pesquisa compreendeu dois momentos: a análise das interações no grupo durante uma semana e a entrevista com o idealizador da iniciativa. Os indícios levantados sugerem que, da articulação entre os rituais e as demais práticas religiosas com dinâmicas próprias da mídia, emergem modos de vivência religiosa em que se verificam a criação de novos vínculos, atravessamentos da cultura pop e do entretenimento e orações feitas em temporalidade acelerada de modo fragmentado. Esse novo cenário comunicacional cria desafios para as instituições religiosas diante do protagonismo assumido pelos leigos na rede e também para estes, que, em meio às experimentações criativas, procuram entender as ações que são mais adequadas às suas necessidades.
Palavras-chave: midiatização da religião, amador, grupo de oração pelo WhatsApp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.