Representações das mídias e da tecnologia nos quadrinhos de Eloar Guazzelli
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.201.08Resumo
A atual produção brasileira de histórias em quadrinhos apresenta uma rica diversidade de temas, formatos e experimentações da linguagem. Este artigo toma como exemplo dessa produção duas obras do autor Eloar Guazzelli: Velhos Hotéis Passam Cinema Mudo (2012) e Apocalipse Nau (2015). A partir de conceitos teóricos dos estudos culturais e do entendimento da tecnologia como construção social, pretende-se refletir sobre as visualidades e as representações das mídias e da tecnologia no cotidiano presentes nessas obras. Esses quadrinhos propõem narrativas tecnológicas que constituem e são constituídas por valores culturais e simbólicos. A metodologia utilizada consiste em uma descrição detalhada da obra, seguida de uma breve análise, considerando as materialidades plásticas e expressivas, as temáticas e o estilo do quadrinista, os diálogos com os contextos da sociedade contemporânea. Velhos hotéis passam cinema mudo é uma história predominantemente visual, que constrói olhares não deterministas sobre os artefatos técnicos, discutindo os processos de produção, circulação, coleção, preservação e descarte das imagens como estratégias de ressignificação e de valorização das memórias, das subjetividades. Apocalipse Nau é um conjunto de fragmentos discursivos, de pequenas crônicas, entrelaçando relatos e comentários sobre eventos da vida do autor e notícias jornalísticas, como o atentado terrorista à redação da revista de humor francesa Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015. Imagens e textos simulam o encontro entre a ficção e a realidade, elegendo o cotidiano como espaço/tempo de crítica e luta.
Palavras-chave: quadrinhos, tecnologia, mídias, Eloar Guazzelli.
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