Representações das mídias e da tecnologia nos quadrinhos de Eloar Guazzelli

Autores

  • Liber Eugenio Paz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE)
  • Marilda Lopes Pinheiro Queluz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.201.08

Resumo

A atual produção brasileira de histórias em quadrinhos apresenta uma rica diversidade de temas, formatos e experimentações da linguagem. Este artigo toma como exemplo dessa produção duas obras do autor Eloar Guazzelli: Velhos Hotéis Passam Cinema Mudo (2012) e Apocalipse Nau (2015). A partir de conceitos teóricos dos estudos culturais e do entendimento da tecnologia como construção social, pretende-se refletir sobre as visualidades e as representações das mídias e da tecnologia no cotidiano presentes nessas obras. Esses quadrinhos propõem narrativas tecnológicas que constituem e são constituídas por valores culturais e simbólicos. A metodologia utilizada consiste em uma descrição detalhada da obra, seguida de uma breve análise, considerando as materialidades plásticas e expressivas, as temáticas e o estilo do quadrinista, os diálogos com os contextos da sociedade contemporânea. Velhos hotéis passam cinema mudo é uma história predominantemente visual, que constrói olhares não deterministas sobre os artefatos técnicos, discutindo os processos de produção, circulação, coleção, preservação e descarte das imagens como estratégias de ressignificação e de valorização das memórias, das subjetividades. Apocalipse Nau é um conjunto de fragmentos discursivos, de pequenas crônicas, entrelaçando relatos e comentários sobre eventos da vida do autor e notícias jornalísticas, como o atentado terrorista à redação da revista de humor francesa Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015. Imagens e textos simulam o encontro entre a ficção e a realidade, elegendo o cotidiano como espaço/tempo de crítica e luta.

Palavras-chave: quadrinhos, tecnologia, mídias, Eloar Guazzelli.

Biografia do Autor

Liber Eugenio Paz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE)

Professor do Departamento de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Disciplinas lecionadas: histórias em quadrinhos, ilustração, projeto gráfico editorial, tipografia, design gráfico, narrativas

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da UTFPR, na linha de Mediações e Culturas.

Mestre pelo PPGTE em 2008.

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE)

ossui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1985), graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora do Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: design, tecnologia e cultura, história da arte brasileira, história das artes gráficas e humor gráfico (caricatura e quadrinhos).

Downloads

Publicado

2018-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres