#TheDress ou os atributos meméticos: o devir criativo do homo ludens flusseriano
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.201.07Resumo
Uma das muitas facetas do lúdico na cultura digital contemporânea tem como expressão indefectível a figura do meme da internet. No presente artigo, escolhemos pensá-lo a partir do conceito de imagens técnicas cunhado pelo filósofo Vilém Flusser; tais tecnoimagens abarcariam uma utopia telemática que promoveria o diálogo com e pelas imagens por meio do agenciamento criativo entre humanos e tecnologias, resultando em um jogo puramente informacional por meio das imagens binárias. Dessa forma, entendemos que o homo ludens flusseriano anuncia uma clara interface entre imagens técnicas e memes da internet. No sentido de esboçarmos o ethos dos homines ludentes na era das redes, realizamos um breve estudo de caso acerca do meme #TheDress com vistas a identificar os aspectos característicos das imagens técnico-meméticas.
Palavras-chave: #TheDress, imagens técnicas, homo ludens, memes da internet, Vilém Flusser.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.