Jornalismo de moda made in Brazil: características da prática

Autores

  • Ana Marta Moreira Flores Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC)/ doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.201.04

Resumo

Compreender o jornalismo de moda ao associar as naturezas do jornalismo e da moda é uma das propostas do presente artigo, bem como pontuar particularidades elementares da prática. Partimos de uma discussão teórica com as características para definir a ciência dos jornais cunhadas por Otto Groth e Luiz Beltrão, aproximando-as dos estudos em moda com o apoio da obra de Gilles Lipovetsky e Lars Svendsen. Em seguida, discernimos o jornalismo sobre moda do jornalismo de moda e apresentamos algumas tipologias desse conteúdo jornalístico: (i) tendência, (ii) serviço, (iii) comportamento (Joffily, 1991) e (iv) celebridades (Hinerasky, 2006; Flores, 2008). Para finalizar, listamos quatro características imprescindíveis ao jornalismo de moda no Brasil: (i) Supremacia da imagem, (ii) Texto referencial, (iii) Estrangeirismo e Neologismo e, por fim, (iv) Interpretação e Opinião. A proposta é um ensaio para definir a prática e para contribuir com futuros estudos na área.

Palavras-chave: jornalismo de moda, jornalismo sobre moda, estudos de jornalismo.

Biografia do Autor

Ana Marta Moreira Flores, Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC)/ doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e jornalista pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra). Pesquisa jornalismo de moda no contexto convergente e atualmente investiga as técnicas de trend research e Coolhunting aplicadas ao consumo no jornalismo. Contato: flores.ana@posgrad.ufsc.br

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Publicado

2018-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres