Deadpool: mercenário com prazer

Autores

  • Lucas do Carmo Dalbeto Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Paula Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.193.08

Resumo

As Histórias em Quadrinhos (HQs), em seus diversos gêneros, fazem parte da cultura popular e, por isso, apresentam narrativas que refletem anseios, desejos, crenças, o imaginário social. Dessa forma, levantam importantes questões socioculturais transpostas a um universo fantástico, amplo, rico e complexo, o que permite diferentes interpretações e infinitas abordagens. Diante disso, nota-se que, ainda que as HQs sejam consideradas diversão frívola para crianças e adolescentes, representam um importante objeto de estudo para a compreensão da sociedade contemporânea. Possibilita-se, assim, que novos espaços sejam atribuídos a personagens que não se enquadram no padrão heterossexual, bem como a construção de narrativas que abordem essa temática por diferentes vieses. Isso posto, este trabalho tem por objetivo estabelecer uma leitura do personagem Deadpool, publicado pela editora Marvel, a partir da declaração de seu escritor, Gerry Duggan, que o caracterizava como um super-herói omnissexual. Os resultados da leitura do arco escrito pelo autor indicam que os questionamentos a respeito da sexualidade do personagem podem significar o direcionamento para um novo modelo de super-herói, ou anti-herói, não mais centrado em uma performance heterossexual, mas sim decorrente de suas próprias pulsões desejantes. Contudo, ainda que temas relativos ao preconceito e à discriminação sejam recorrentes na Marvel, há de se considerar que a abordagem de sexualidades que transgridam a heterossexualidade pode ser uma estratégia mercadológica para angariar um maior público consumidor.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, sexualidades, Deadpool.

Biografia do Autor

Lucas do Carmo Dalbeto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Comunicação (UEL), Bacharel em Design de Produto (UEM), professor do Departamento de Design da UniFAI. Pesquisador associado ao ASPAS.

Ana Paula Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Filosofia pela Universidade do Porto – Portugal; Mestre em Comunicação e Semiótica(PUC-SP); Bacharel em Jornalismo (Cásper Líbero). Pesquisadora do Research Group Aesthetics Politicsand Art do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto – Portugal.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres