Quadrinhos corporativos no Brasil: o convênio entre o Sebrae e a ABNT

Autores

  • Thiago Seiji Takahashi Escola de Comunicação e Artes (ECA) - Universidade de São Paulo (USP).
  • Sandra Maria Ribeiro de Souza Escola de Comunicação e Artes (ECA) - Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.193.05

Resumo

A linguagem dos quadrinhos tem sido aplicada na comunicação corporativa de grandes organizações empresariais do Brasil há mais de duas décadas. A Qualidade em Quadrinhos, editora brasileira de quadrinhos corporativos, por meio de um convênio firmado entre o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), publica quadrinhos impressos e digitais com a finalidade de estimular a utilização das normas técnicas pelas micro e pequenas empresas. O objetivo deste estudo é apresentar o trabalho realizado pela Editora Qualidade em Quadrinhos por meio do referido convênio e mostrar que os quadrinhos permanecem como um importante material de apoio no processo de conscientização dos objetivos de programas de educação corporativa.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, educação corporativa, quadrinhos digitais.

Biografia do Autor

Thiago Seiji Takahashi, Escola de Comunicação e Artes (ECA) - Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Ciências da Comunicação. Área de Concentração II: Estudos dos Meios e da Produção Mediática. ECA-USP.

Sandra Maria Ribeiro de Souza, Escola de Comunicação e Artes (ECA) - Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em Ciências da Comunicação. Área de Concentração II: Estudos dos Meios e da Produção Mediática. ECA-USP.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres