Ocupação Lanceiros Negros no Facebook: A presença online dos movimentos sociais como exercício do direito à comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.10Resumo
Este trabalho apresenta uma análise dos conteúdos publicados durante seis meses na página Ocupação Lanceiros Negros MLB – RS no Facebook, criada e mantida por integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A pesquisa se baseia no conceito de comunicação alternativa e discute sua pertinência para a afirmação do direito constitucional à comunicação e à criação de um lugar de fala para grupos sociais historicamente criminalizados. A coleta e a análise quantitativa e qualitativa dos posts publicados no período estudado permitiram observar que a página foi criada como espaço para a divulgação da ocupação condizente com a proposta da comunicação alternativa, constituindo-se como gesto estratégico de visibilidade e de construção de um discurso sobre si por parte do movimento.
Palavras-chave: comunicação alternativa, lugar de fala, redes sociais, Ocupação Lanceiros Negros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.