Coerências e contradições no lançamento do Brasil Post, o HuffPost no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.01Resumo
Em seu discurso institucional, o pure player norte-americano The HuffPost, anteriormente Huffington Post, se coloca no mercado como um veículo que pratica um jornalismo digital “independente” e com grande participação do leitor. A versão brasileira do site jornalístico e agregador de blogs começou a ser publicada em janeiro de 2014, como a décima edição internacional da marca globalizada. O lançamento nacional foi o resultado de uma parceria de negócios entre o The Huffington Post Media Group e a Editora Abril, e suscitou interrogações quanto às possíveis contradições entre a prática de um jornalismo independente (plural e polifônico), idealizado pela marca, em contraponto a sua associação ao grupo Abril, cuja publicação mais conhecida é a revista Veja, que sustenta um posicionamento notadamente conservador e arbitrário em suas concepções políticas e sociais. Neste artigo, discorre-se acerca dessa aliança e analisam-se, qualitativamente, alguns conteúdos midiáticos decorrentes do lançamento da marca no Brasil. Busca-se entender o conceito de independência jornalística, uma definição que faz parte dos chamados princípios do jornalismo, bem como seu papel na construção da imagem do HuffPost no Brasil.
Palavras-chave: jornalismo digital, HuffPost Brasil (BrasilPost), independência jornalística.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.