Coerências e contradições no lançamento do Brasil Post, o HuffPost no Brasil

Autores

  • Myrian Regina Del Vecchio de Lima Universidade Federal do Paraná (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-PPGCOM), Curitiba, PR. Université Lyon Lumière 2, Lyon, França.
  • Manoella Fortes Fiebig Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.01

Resumo

Em seu discurso institucional, o pure player norte-americano The HuffPost, anteriormente Huffington Post, se coloca no mercado como um veículo que pratica um jornalismo digital “independente” e com grande participação do leitor. A versão brasileira do site jornalístico e agregador de blogs começou a ser publicada em janeiro de 2014, como a décima edição internacional da marca globalizada. O lançamento nacional foi o resultado de uma parceria de negócios entre o The Huffington Post Media Group e a Editora Abril, e suscitou interrogações quanto às possíveis contradições entre a prática de um jornalismo independente (plural e polifônico), idealizado pela marca, em contraponto a sua associação ao grupo Abril, cuja publicação mais conhecida é a revista Veja, que sustenta um posicionamento notadamente conservador e arbitrário em suas concepções políticas e sociais. Neste artigo, discorre-se acerca dessa aliança e analisam-se, qualitativamente, alguns conteúdos midiáticos decorrentes do lançamento da marca no Brasil. Busca-se entender o conceito de independência jornalística, uma definição que faz parte dos chamados princípios do jornalismo, bem como seu papel na construção da imagem do HuffPost no Brasil.

Palavras-chave: jornalismo digital, HuffPost Brasil (BrasilPost), independência jornalística.

Biografia do Autor

Myrian Regina Del Vecchio de Lima, Universidade Federal do Paraná (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-PPGCOM), Curitiba, PR. Université Lyon Lumière 2, Lyon, França.

Jornalista. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Bosista Capes em estágio de pesquisa pós-doutoral na Université Lyon 2, Lyon, França, na área de Jornalismo Digital. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Click (Comunicação e Cultura Ciber).

Manoella Fortes Fiebig, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mestranda em Comunicação no PPGCom da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq - Click (Comunicação e Cultura Ciber).

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres