O nordeste conectado: um quadro do acesso às tecnologias digitais de comunicação pelos jovens

Autores

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe
  • Nayara Amaral Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Madianne Clemildes de Souza Nunes Universidade Federal de Sergipe
  • Vitor José Braga Mota Gomes Universidade Federal de Sergipe
  • Max Wendell Macedo Menezes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.11

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um mapeamento sobre a realidade do acesso à internet por parte dos jovens da região Nordeste, relacionando o ambiente de acesso, os dispositivos mais utilizados e os tipos de conexão a dados socioeconômicos. Para tanto, apresenta os dados da pesquisa “Jovens e Consumo Cultural em Tempos de Convergência Midiática”, que analisou as práticas de consumo no Nordeste considerando o seu contexto socioeconômico marcado pelo uso das tecnologias digitais de comunicação, fazendo um contraponto entre esses dados e outras pesquisas realizadas no Brasil. Foi possível observar que o jovem nordestino tem forte dependência da internet banda larga de sua residência, utiliza a internet móvel principalmente para acessar os mensageiros instantâneos e aplicativos promotores de redes sociais e, embora tenha um menor poder aquisitivo, se comparado a outras regiões brasileiras, utiliza basicamente os mesmos dispositivos de acesso midiático.

Palavras-chave: jovens, consumo, internet.

Biografia do Autor

Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

Publicitário e Administrador de empresas, Doutor em Ciências Sociais, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) no Mestrado em Comunicação da UFS, Professor Adjunto IV do curso de publicidade e propaganda da UFS - Universidade Federal de Sergipe e líder do grupo de pesquisa em Marketing da UFS - GPM desde 2008. Coordenador associado do projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência no PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica)

Nayara Amaral Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Publicidade e Propaganda da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Marketing (UFS).

Madianne Clemildes de Souza Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Publicidade e Propaganda da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Marketing (UFS).

Vitor José Braga Mota Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Professor do curso de jornalismo da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Marketing (UFS).

Max Wendell Macedo Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Publicidade e Propaganda da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Marketing (UFS).

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Publicado

2017-02-14

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres