O nordeste conectado: um quadro do acesso às tecnologias digitais de comunicação pelos jovens
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.11Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar um mapeamento sobre a realidade do acesso à internet por parte dos jovens da região Nordeste, relacionando o ambiente de acesso, os dispositivos mais utilizados e os tipos de conexão a dados socioeconômicos. Para tanto, apresenta os dados da pesquisa “Jovens e Consumo Cultural em Tempos de Convergência Midiática”, que analisou as práticas de consumo no Nordeste considerando o seu contexto socioeconômico marcado pelo uso das tecnologias digitais de comunicação, fazendo um contraponto entre esses dados e outras pesquisas realizadas no Brasil. Foi possível observar que o jovem nordestino tem forte dependência da internet banda larga de sua residência, utiliza a internet móvel principalmente para acessar os mensageiros instantâneos e aplicativos promotores de redes sociais e, embora tenha um menor poder aquisitivo, se comparado a outras regiões brasileiras, utiliza basicamente os mesmos dispositivos de acesso midiático.
Palavras-chave: jovens, consumo, internet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.