Entre realidade e ficção: a voz over e as imagens de arquivo em Narcos

Autores

  • Marcel Vieira Barreto Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Melissa M. Fontenele Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.06

Resumo

A proposta deste artigo é analisar os modos de interseção entre a realidade e a ficção na primeira temporada da série Narcos, lançada pela plataforma de streaming Netflix, em 2015. Ao perceber que a série utiliza recursos tradicionalmente atribuídos ao gênero documental para construir seu estilo, o artigo tem como objetivo observar como essa estratégia pode legitimar a narrativa, uma vez que os personagens principais são reconhecidos no mundo histórico como reais. Por meio da análise fílmica e com base na concepção de “efeito de real”, proposta por Roland Barthes, de estilo, por David Bordwell e Jeremy G. Butler, além dos estudos sobre documentário a partir de Bill Nichols, Silvio Da-Rin e outros, são definidas duas categorias para articular a análise: a voz over, enquanto modo de organização e guia narrativo, e as imagens de arquivo, utilizadas tanto como complemento da imagem quanto como legitimação do discurso.

Palavras-chave: Narcos, ficção seriada, documentário, estilo, Netflix.

Biografia do Autor

Marcel Vieira Barreto Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Melissa M. Fontenele, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidaede Federal da Paraíba.

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Publicado

2016-10-26

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres