Extensão rural, agronegócio, agricultura familiar e vida no campo: representações da ruralidade no Globo Rural

Autores

  • Denise Figueiredo Barros do Prado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Isadora Moreira Ribeiro Universidade Federal de SantaCatarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.05

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as principais representações do rural em reportagens do Globo Rural. A discussão teórica articula as concepções de lugar de fala e representações midiáticas, bem como problematiza as acepções de cultura e de ruralidade. A metodologia se pauta no levantamento das matrizes de sentido em que são empregadas pelo programa para tratar do rural. O corpus é composto de 14 reportagens, extraídas da edição de domingo do telejornal, entre os meses de março e maio de 2014. Na análise, essas reportagens aparecem estruturadas em quatro categorias temáticas, que são acionadas para o entendimento das representações da ruralidade no programa.

Palavras-chave: Globo Rural, representações, ruralidade.

Biografia do Autor

Denise Figueiredo Barros do Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais - GIRO, da UFOP.

Isadora Moreira Ribeiro, Universidade Federal de SantaCatarina

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Linha de Pesquisa "Jornalismo, Cultura e Sociedade". Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Downloads

Publicado

2016-10-13

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres