Extensão rural, agronegócio, agricultura familiar e vida no campo: representações da ruralidade no Globo Rural
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.05Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as principais representações do rural em reportagens do Globo Rural. A discussão teórica articula as concepções de lugar de fala e representações midiáticas, bem como problematiza as acepções de cultura e de ruralidade. A metodologia se pauta no levantamento das matrizes de sentido em que são empregadas pelo programa para tratar do rural. O corpus é composto de 14 reportagens, extraídas da edição de domingo do telejornal, entre os meses de março e maio de 2014. Na análise, essas reportagens aparecem estruturadas em quatro categorias temáticas, que são acionadas para o entendimento das representações da ruralidade no programa.
Palavras-chave: Globo Rural, representações, ruralidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.