Elogio da imperfeição: [Rec] e a câmera diegética em falsos filmes de found footage
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.02Resumo
Filmes de ficção codificados no estilo found footage têm sido produzidos de forma massiva desde a virada dos anos 1990 para os 2000. A principal diferença estilística entre esse conjunto de filmes e as ficções tradicionais está no princípio que denominamos de câmera diegética: a presença de aparato de registro de imagem e som dentro do mundo ficcional habitado pelos personagens. Este artigo analisa a abordagem empregada pelos diretores espanhóis Paco Plaza e Jaume Balagueró no longa-metragem [Rec], de 2007, para conjugar, a partir das restrições narrativas impostas pelo princípio da câmera diegética, verossimilhança documental e legibilidade narrativa.
Palavras-chave: câmera diegética, found footage, estilística cinematográfica, Paco Plaza, Jaume Balagueró.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.