Peritos do estilo de vida: transformando atitudes do telespectador do Bem Estar
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.11Resumo
Analisamos como os especialistas em saúde do programa Bem Estar (TV Globo) incentivam práticas de modelagem da conduta dos telespectadores. O conceito de governamentalidade, criado por Michel Foucault e desenvolvido por seguidores como Nikolas Rose, embasa o estudo que tem modos de endereçamento e estilo televisivo como métodos. A autoridade dos especialistas, demonstrada pelo discurso, vestimenta e tom didático, solicita ao telespectador o cultivo voluntário de hábitos e comportamentos saudáveis, reforçando a máxima de governos neoliberais de que a saúde é responsabilidade de cada indivíduo.
Palavras-chave: governamentalidade, saúde, televisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.