Do presencial ao digital: um diálogo com o gênero videoaula youtubiano de escrita científica

Autores

  • Simone Cristina Mussio UNESP/FCLAr - FATEC JAHU

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.09

Resumo

Através de videoaulas youtubianas de escrita científica, este trabalho, ancorado em uma análise dialógica do discurso, tenciona demonstrar como a reconstrução da aula, com a ajuda da tecnologia, garante o lugar de diferentes práticas discursivas na internet, segundo a interação de diferentes esferas. Como infindáveis gêneros discursivos invadem as linguagens da comunicação, por meio de modernas mediações tecnológicas, levando-nos a caminhos outros e realocando nosso modo de “ler videologicamente”, o suporte também se posiciona como elemento fundamental desta análise, já que a utilização de videoaulas youtubianas, como forma de ensino e divulgação, é decorrência dos novos modos de difusão do conhecimento na contemporaneidade.

Palavras-chave: videoaula youtubiana, hipervídeo, suporte, dialogismo, gêneros do discurso.

Biografia do Autor

Simone Cristina Mussio, UNESP/FCLAr - FATEC JAHU

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru e Graduada em Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos. Docente titular de Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão e Língua Espanhola na Faculdade de Tecnologia de Jahu nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Gestão Empresarial (EAD) e Logística. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu. Tem experiência na área de Linguística e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita científica, análise do discurso, estudos midiáticos, produção textual e ensino de língua materna e estrangeira (Espanhol).

Downloads

Publicado

2016-07-17

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres