Do presencial ao digital: um diálogo com o gênero videoaula youtubiano de escrita científica
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.09Resumo
Através de videoaulas youtubianas de escrita científica, este trabalho, ancorado em uma análise dialógica do discurso, tenciona demonstrar como a reconstrução da aula, com a ajuda da tecnologia, garante o lugar de diferentes práticas discursivas na internet, segundo a interação de diferentes esferas. Como infindáveis gêneros discursivos invadem as linguagens da comunicação, por meio de modernas mediações tecnológicas, levando-nos a caminhos outros e realocando nosso modo de “ler videologicamente”, o suporte também se posiciona como elemento fundamental desta análise, já que a utilização de videoaulas youtubianas, como forma de ensino e divulgação, é decorrência dos novos modos de difusão do conhecimento na contemporaneidade.
Palavras-chave: videoaula youtubiana, hipervídeo, suporte, dialogismo, gêneros do discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.