A configuração midiática do programa televisivo Aglomerado: as interações comunicativas e a convocação de lugares de fala
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.08Resumo
Este artigo trata da análise das interações comunicativas e dos lugares de fala no programa televisivo Aglomerado, objetivando compreender quais as escolhas efetivadas para materializar midiaticamente seus principais propósitos: configurar um espaço que abriga tanto o debate sobre questões atinentes à vida na favela quanto à visibilidade da cultura e da arte desenvolvidas no subúrbio. Para a realização da investigação, optou-se por desenvolver o estudo dos discursos e das interações de quatro episódios de Aglomerado. Percebeu-se que o programa, através de sua configuração midiática, centraliza a publicização e encobre o debate e, como consequência, não consegue concretizar suas intenções plenamente.
Palavras-chave: televisão, favela, interação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.