Viajando através do Jornal Hoje: os destinos turísticos do “Tô de folga”

Autores

  • Lauro Almeida de Moraes Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.182.09

Resumo

Viajar tornou-se um hábito valorizado na contemporaneidade. A manutenção de um espaço exclusivo dedicado ao turismo, desde 2008, num dos principais telejornais brasileiros demonstra o quão verdadeira é tal afirmação. E foi com o objetivo de evidenciar os critérios de noticiabilidade adotados pelo Jornal Hoje (JH) para a escolha dos destinos turísticos, identificando ainda as regiões e estados do país mais representados no telejornal, que se desenvolveu este artigo. Isso foi feito a partir de uma amostra envolvendo 44 reportagens do “Tô de folga” (TF), no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010, e da observação participante, inclusive com uma incursão na redação do JH, em São Paulo. O tratamento dos dados passou pelo crivo da Análise de Conteúdo e, complementarmente, utilizou-se também a técnica de emparelhamento. Constatou-se que o quadro passou pelo Nordeste como roteiro preferencial, com maior participação do estado da Bahia. E, de modo geral, detectaram-se tanto locais conhecidos como pitorescos. Todos, porém, com o grau de noticiabilidade relacionado a um ou mais dos seguintes valores/notícia: curiosidade, novidade, fama/importância do destino turístico, factualidade, personalidades, oportunidade e apelo imagético. Tais critérios ratificaram, então, um esforço no sentido de encantar o telespectador em vez de uma política editorial orientada a vender algo.

Palavras-chave: turismo, jornalismo, noticiabilidade, Rede Globo.

Biografia do Autor

Lauro Almeida de Moraes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bacharel em Comunicação Social - habilitações Jornalismo e Rádio e TV pela Universidade Vale do Rio Doce, atua como jornalista há doze anos, com reportagens exibidas pela Rede Globo e publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. Editor da revista Geografar - ISSN 1981-089X.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável (ULPGC, Las Palmas de Gran Canaria, Espanha), é professor e pesquisador do Departamento de Turismo, do Mestrado em turismo e do Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2016-06-15

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres