John Dewey, Walter Lippmann e Robert E. Park: diálogos sobre públicos, opinião pública e a importância da imprensa
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.06Resumo
O artigo aborda contribuições do pensamento da Escola de Chicago acerca de questões como a natureza dos públicos, a formação da opinião pública e o papel da imprensa em tal processo. Para tanto, reconstrói e explora os diálogos ocorridos durante a década de 1920 entre dois importantes autores de tal escola – John Dewey e Robert Ezra Park – com o jornalista Walter Lippmann – diálogos desenvolvidos a partir de comentários e críticas sobre duas obras centrais de Lippmann, Public Opinion e The Phantom Public. Na tentativa de explorar elementos centrais dos pensamentos desses autores a partir de uma perspectiva comunicacional, a reflexão proposta pelo artigo é centrada em dois eixos: as definições e entendimentos sobre a natureza dos públicos e da opinião pública e a importância da comunicação e da imprensa na formação da opinião pública.
Palavras-chave: opinião pública, comunicação, Escola de Chicago.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.