John Dewey, Walter Lippmann e Robert E. Park: diálogos sobre públicos, opinião pública e a importância da imprensa

Autores

  • Daniel Reis Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.06

Resumo

O artigo aborda contribuições do pensamento da Escola de Chicago acerca de questões como a natureza dos públicos, a formação da opinião pública e o papel da imprensa em tal processo. Para tanto, reconstrói e explora os diálogos ocorridos durante a década de 1920 entre dois importantes autores de tal escola – John Dewey e Robert Ezra Park – com o jornalista Walter Lippmann – diálogos desenvolvidos a partir de comentários e críticas sobre duas obras centrais de Lippmann, Public Opinion e The Phantom Public. Na tentativa de explorar elementos centrais dos pensamentos desses autores a partir de uma perspectiva comunicacional, a reflexão proposta pelo artigo é centrada em dois eixos: as definições e entendimentos sobre a natureza dos públicos e da opinião pública e a importância da comunicação e da imprensa na formação da opinião pública.

Palavras-chave: opinião pública, comunicação, Escola de Chicago.

Biografia do Autor

Daniel Reis Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista CAPES.

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Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres