O câncer nas biografias sobre José Alencar: a construção de um ethos heroico
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.11Resumo
Neste artigo, demonstramos o impacto do discurso terapêutico e do regime de visibilidade midiática em duas biografias sobre José Alencar. Analisamos as diferentes formatações do ethos do biografado como o de um vencedor por meio de narrativas de autorrealização, sobretudo no que se refere ao câncer. Por fim, concluímos que a exposição midiática das experiências de José Alencar com a doença permitiu que ele fosse tomado como um modelo de “herói de si mesmo” e que os relatos sobre diferentes aspectos e momentos de sua vida fossem exemplos de superação para os leitores no contexto atual da governamentabilidade neoliberal.
Palavras-chave: José Alencar, biografia, câncer, visibilidade, governamentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.