O câncer nas biografias sobre José Alencar: a construção de um ethos heroico

Autores

  • Igor Sacramento Fundação Oswaldo Cruz
  • Eduardo Frumento UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.11

Resumo

Neste artigo, demonstramos o impacto do discurso terapêutico e do regime de visibilidade midiática em duas biografias sobre José Alencar. Analisamos as diferentes formatações do ethos do biografado como o de um vencedor por meio de narrativas de autorrealização, sobretudo no que se refere ao câncer. Por fim, concluímos que a exposição midiática das experiências de José Alencar com a doença permitiu que ele fosse tomado como um modelo de “herói de si mesmo” e que os relatos sobre diferentes aspectos e momentos de sua vida fossem exemplos de superação para os leitores no contexto atual da governamentabilidade neoliberal.

Palavras-chave: José Alencar, biografia, câncer, visibilidade, governamentabilidade.

Biografia do Autor

Igor Sacramento, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica da Fiocruz.

Eduardo Frumento, UFRJ

Graduando do curso de Comunicação Social da UFRJ e bolsista de Iniciação Científica da Faperj.

Downloads

Publicado

2015-09-23

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres