Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.09Resumo
Neste artigo, procura-se delinear uma definição de performance com o intuito de examinar alguns aspectos de certas práticas artísticas e mediáticas desenvolvidas nas últimas décadas. Com a intensificação de algumas características da sociedade do espetáculo, geram-se mudanças importantes nas subjetividades e sociabilidades. Esses novos modos de vida estimulam a construção de si sob os olhares alheios, promovendo gestos performáticos na tentativa de tornar-se visível para poder “ser alguém”. Cabe indagar qual é o papel da autenticidade nesse quadro, uma qualidade também reivindicada, embora pareça contraditória com a espetacularização performática.
Palavras-chave: performance, subjetividade, mídia, visibilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.