Da Terapia à sala de aula: o ethos do homem H e a construção da identidade masculina na marca The Love School
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.08Resumo
A proposta deste trabalho é analisar o discurso de Renato Cardoso, representante da marca The Love School e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a partir dos conceitos de ethos e cenografia discursiva, compreendendo como os elementos pré-discursivos atuam na constituição de um ethos cambiante entre aquele que fala (o professor, o marido, o empreendedor, o “exemplo”) e aquele que escuta (o terapeuta-pastor). Para tanto, reunimos em nosso corpus alguns programas e palestras da marca e gravações do culto da Terapia do Amor, ministrado por Renato, buscando discutir a atuação da IURD no panorama religioso atual e refletir sobre as construções identitárias de gênero na referida instituição religiosa.
Palavras-chave: identidade masculina, The Love School, Igreja Universal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.