Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais

Autores

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Eduardo Vicente Universidade de São Paulo (USP).
  • Leonardo De Marchi Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.04

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os serviços de streaming de música, buscando entender como a conciliação entre as práticas de consumo de conteúdos digitais e os interesses dos agentes do mercado de mídia sonora afeta o desenvolvimento de seu modelo de negócio. Entende-se que esses novos empreendimentos experimentam, de forma peculiar, o conflito entre interesses divergentes, tornando-se um privilegiado objeto de estudo sobre o atual momento da destruição criadora da indústria da música. Adotando uma abordagem socioeconômica dos mercados de comunicação e cultura, realiza-se um estudo de caso exploratório a partir da descrição e análise da experiência de consumo de mídia sonora nesses programas e das estratégias de monetização do consumo musical. Por fim, apontam-se as pressões que os serviços de streaming sofrem dos tradicionais agentes da indústria da música para que reformulem seu atual modelo de negócio, comentando-se os possíveis efeitos sobre a organização do mercado digital de música.

Palavras-chave: serviços de streaming, indústria da música, novos modelos de negócio.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde coordena o AudioLab. Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), lidera ainda o Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq.

Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Comunicação pela USP e pós-doutor pela Birmingham School of Media da Birmingham City University (BCU) do Reino Unido. Professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da ECA/USP e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da mesma instituição.

Leonardo De Marchi, Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP. Pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Downloads

Publicado

2015-09-15

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres