Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.04Resumo
O objetivo do artigo é analisar os serviços de streaming de música, buscando entender como a conciliação entre as práticas de consumo de conteúdos digitais e os interesses dos agentes do mercado de mídia sonora afeta o desenvolvimento de seu modelo de negócio. Entende-se que esses novos empreendimentos experimentam, de forma peculiar, o conflito entre interesses divergentes, tornando-se um privilegiado objeto de estudo sobre o atual momento da destruição criadora da indústria da música. Adotando uma abordagem socioeconômica dos mercados de comunicação e cultura, realiza-se um estudo de caso exploratório a partir da descrição e análise da experiência de consumo de mídia sonora nesses programas e das estratégias de monetização do consumo musical. Por fim, apontam-se as pressões que os serviços de streaming sofrem dos tradicionais agentes da indústria da música para que reformulem seu atual modelo de negócio, comentando-se os possíveis efeitos sobre a organização do mercado digital de música.
Palavras-chave: serviços de streaming, indústria da música, novos modelos de negócio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.