Edifício Pernambuco: espacialidades da música ao vivo no projeto ExcentriCidades através de uma constelação de conceitos

Autores

  • Jeder Silveira Janotti Junior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Doutor, Professor e Pesquisador
  • Laís Barros Falcão de Almeida Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Mestrado

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.01

Resumo

A reocupação do Edifício Pernambuco, localizado no centro de Recife, por negócios criativos, traz uma nova forma de territorializar o consumo de música na cidade e levanta questionamentos conectados com as ideias de espaço, cena cultural e multiterritorialidade. Uma “constelação de conceitos” então é evocada buscando a compreensão das espacialidades criadas pela música no projeto ExcentriCidades, organizado pelo Coletivo Sexto Andar, no Edifício Pernambuco. A música que atravessa o evento faz parte de uma rede que, através de escutas conexas em meio a uma multiplicidade de expressões artísticas, exige dos músicos um enfretamento do espaço, do ruído, desconstruindo aquilo que se espera de um show, no sentido tradicional. Assim, os eventos musicais do ExcentriCidades criam paisagens culturais, em outras palavras, representações ou emulações espaciais e, por outro lado, criam múltiplas possibilidades de entrar e/ou sair das cenas culturais que são acionadas durante esses eventos.

Palavras-chave: espaço, multiterritorialidades, cena musical, ExcentriCidades, escuta conexa.

Biografia do Autor

Jeder Silveira Janotti Junior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Doutor, Professor e Pesquisador

Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq, professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre as publicações destaca-se Heavy Metal com Dendê (EPapers, 2003; Comunicação e Música Popular Massiva (Edufba, 2007, organizado com João Freire Filho), Comunicação e Estudos Culturais (Edufba, 2011, organizado com Itânia Gomes) e Rock me Like the Devil: a assinatura das cenas musicais e das identidades metálicas (Livrinho de Papel Finíssimo, 2014).

Laís Barros Falcão de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Mestrado

Mestranda no departamento de Comunicação, na linha de Estética e Culturas da Imagem e Som na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise de Música e Audiovisual.

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Publicado

2015-09-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres