O ciberespaço e o <i>ethos</i> de Marina Silva

Autores

  • Gislene Feiten Haubrich Universidade Feevale
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.01

Resumo

As práticas de comunicação no ciberespaço estão amplamente inseridas no cotidiano e reconfiguram a forma como os sujeitos interagem uns com os outros (e com o mundo). No entanto, elas se mostram desafiadoras às reflexões, principalmente, no que se refere a seus efeitos. À luz dessa perspectiva, o artigo visa identificar e analisar o ethos discursivo de Marina Silva considerando suas estratégias discursivas em interface aos discursos das instâncias cidadã e midiática. O referencial teórico está ancorado em três categorias: (i) representação e discurso, (ii) ciberespaço e memória e, finalmente, (iii) a noção de ethos. A pesquisa é exploratória e tem cunhos bibliográfico e documental, além da análise do discurso. O corpus é composto pelo comunicado de filiação proferido por Marina Silva e divulgado no SRS Youtube, pelos comentários no post referente a ele, disponível no blog “Minha Marina”, e por matérias divulgadas nas páginas do Estadão e da Folha Online. Da análise do corpus percebe-se que, embora o ethos de credibilidade tenha sofrido impactos negativos, o ethos de identificação, relacionado, principalmente, ao caráter, inteligência e humanidade é preponderante.

Palavras-chave: ethos, ciberespaço, Marina Silva.

Biografia do Autor

Gislene Feiten Haubrich, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestra em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Especialista em Comunicação Estratégica e Branding (UMayor e Feevale). Graduada em Comunicação Social (Feevale).

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP/LAEL); professor permanente do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais (Feevale); ernanic@feevale.br.

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Publicado

2015-02-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres